O governo japonês confirmou que a redução do imposto sobre alimentos, atualmente em discussão, terá duração de apenas dois anos caso seja aprovada.
Durante sessão da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados desta segunda-feira (22), a primeira-ministra Sanae Takaichi afirmou que, após esse período, a alíquota voltará aos atuais 8%.
A proposta em análise prevê reduzir o imposto sobre alimentos de 8% para 1% entre abril de 2027 e março de 2029. Segundo o Ministério das Finanças, a medida representaria uma economia média de cerca de ¥36 mil por pessoa ao longo de um ano.
🔎 Procurando emprego no Japão? Confira as vagas disponíveis.
A primeira-ministra afirmou que a redução foi pensada como uma medida temporária para enfrentar o aumento do custo de vida e reforçou que, ao término dos dois anos, a alíquota será restabelecida.
A proposta ainda está em discussão e enfrenta críticas da oposição, que argumenta que a volta da alíquota de 1% para 8% representaria um aumento brusco de impostos para a população. O plano também prevê que, a partir de 2029, o governo substitua a redução do imposto por um sistema de benefícios financeiros direcionados conforme a renda de cada família.
Foto: Reprodução

